domingo, 13 de julho de 2008

Sobre manias, rituais e superstições..

Todos nós temos manias, rituais, superstições.. Pequenos gestos que no dia-a-dia se repetem, inconscientemente, automaticamente e que acabam nos tornando seres previsíveis e demasiadamente chatos.. Há manias para todos os gostos.. Umas incomodam-nos, outras nem tanto..
Fiz um balanço das manias que adquiri durante esses cinco anos que tenho morado sozinha e percebi o quanto algumas delas me irritam solenemente.. E depois me irrito por ficar irritada com coisas tão idiotas!

MANIA 1- não consigo trabalhar em casa sem que esta esteja arrumada.
Conseqüência: fico não sei quanto tempo a tentar concentrar-me no trabalho, mas só penso na bagunça espalhada pelo apertamento [apartamento pequeno/kitinet]. Daí, deixo o trabalho e corro para arrumar o precioso recinto. E lá se foi o tempo para concluir o tal trabalho, agora só amanhã!

MANIA 2- antes de sair de casa, verifico pelo menos 3 vezes se fechei o gás, janelas, etc.. Sempre estão fechados. Bem, verificar uma vez até compreende-se, três já é doentio..
Conseqüência - demoro uma eternidade para sair de casa, mesmo que já esteja suficientemente atrasada.

MANIA 3- ainda quando saio de casa acabo sempre saindo com as chaves na mão ao invés de colocá-las na bolsa e assim vou até o ponto do ônibus ou até o carro.
Conseqüência – ao voltar para casa fico desesperada sem saber se guardei realmente as chaves na bolsa ou se as perdi no caminho. Perco um tempão na portaria do prédio procurando-as na minha bolsa que é, geralmente, grande e desorganizada..

MANIA 4- odeio ver tapetes enrolados/tortos, coisas fora do lugar.. Porque as pessoas do meu prédio não respeitam os tapetes dos outros? Como é complicado manter o tapete da entrada do meu apertamento sempre direitinho.. Que saco!
Conseqüência – Poxa! Além de sair de casa quase sempre bem atrasada, ainda tenho que desenrolar o meu tapete e o da vizinha também… Estou a pensar seriamente em não usar mais tapetes..

Às vezes me sinto uma neurótica com estas coisas.. Mas afinal de contas, quem é que não tem manias?

Nenhum comentário: